O primeiro jornal fast-news do Nordeste
JUAZEIRO DO NORTE - CE
JUANORTE
Jornal de Opinião da Metrópole do Cariri
Capa      05/10/2008    Edição 001


JUAZEIRO DO NORTE É UMA CIDADE COM TENDÊNCIAS IRREFUTÁVEIS DE CRESCIMENTO ATRAVÉS DO TURISMO RELIGIOSO. APESAR DISSO, SEUS GESTORES NÃO INVESTEM EM PROJETOS QUE VISEM A ADEQUAÇÃO DO MUNICÍPIO PARA O TURISMO EM GERAL. HÁ UMA NECESSIDADE VEEMENTE DE REFLEXÃO SOBRE O TEMA E UM PLANEJAMENTO QUE CERTAMENTE PROJETARÁ O MUNICÍPIO NUM CENÁRIO NÃO APENAS NACIONAL, COMO TAMBÉM MUNDIAL.

SINAIS DE ROMA

No ano de 2001 o então cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da congregação da fé em Roma, propôs ao papa João Paulo II um estudo sobre o Padre Cícero. O intento foi favorável após o Sumo Pontífice solicitar uma posição do atual e na época, recém chegado bispo do Crato, d. Fernando Panico. O processo de análise para a canonização do Padre Cícero está ativo e seguindo os protocolos da Igreja Católica. Recentemente o papa recebeu uma caravana de eclesiásticos que reiteraram o pedido. Muito em breve os milhões de devotos do Padre Cícero em todo o Brasil reverenciarão o futuro santo brasileiro.

Juazeiro do Norte é um município do Ceará repleto de encantos: suas nuanças perpassam desde a sua religiosidade, muito bem representadas pela ilustre figura do Padre Cícero Romão Batista, seu atual crescimento vertical, até suas características culturais e seus valores mais tradicionais.

OBSERVATÓRIO - O Aeroporto Regional do Cariri há anos vem pleiteando uma reforma para receber aeronaves de maior porte. No entanto, apesar de já possuir um sistema de aproximação, PAPI e uma pista com dois mil metros, as aeronaves que pousam e decolam nele operam apenas com mil e oitocentos em virtude da falta de homologação. Se há dificuldades para se concretizar algo já implantado, imaginemos o que dependerá de barganha política?
Aviação
A empresa aérea Oceanair volta a operar em Juazeiro do Norte após seis meses. A iniciativa, segundo o gerente da INFRAERO, Edson Fernandes, é restabelecer um mercado em franco crescimento. Ele ainda afirma que a ausência da companhia foi motivada por uma reestruturação iniciada em Abril e também pela falta de estrutura do aeroporto.

Refinaria
A estimativa é de que a construção da usina no Ceará deva gerar 90 mil empregos diretos e indiretos, que devem ser incorporados ao quadro de funcionários da estatal. Os cargos serão ocupados através de concurso público. Todos terão uma oportunidade "permanente" de obter uma carreira progressiva e estável.


  • O desenvolvimento de Juazeiro do Norte deve ser norteado pelo seu grande precursor: o padre Cícero Romão Batista, ou simplesmente como chamam os devotos, meu Padim. Sua chega a Juazeiro do Norte se deu, em definitivo, no dia 11 de abril de 1872. Uma vez instalado, o Padre Cícero iniciou a sua ação evangelizadora.

  • Com o passar dos anos, suas ações despertaram o interesses de diversos segmentos. Juazeiro do Norte passou, pois, a ser visto como um município em franca expansão, comercial, social e econômico. Tornou-se uma referência para toda a região e esse crescimento notório, do ponto de vista econômico, teve suas origens no comércio informal.
  • O município foi crescendo em rítmo acelerado. Seu parque industrial representado através das inúmeras indústrias de sandálias de plástico e couro, bebidas, refrigerantes, alumínio, alimentos, confecções, móveis, jóias e laticínio comprova o surgimento de um município que nasceu com a missão de se tornar uma metrópole regional, referência em todo o estado do Ceará.

COLUNÁRIO Menezes Barbosa Jota Alcides Daniel Walker Luiz Carlos Renato Casimiro Abraão Batista
Willkier Barros Raphael Bruno CineJuanorte Cariricatura MusaJuanorte Editorial
ColunadaHora TribunaJuanorte QuemSomos Leitores Expediente Links

GuiaJUANORTE