O primeiro jornal fast-news do Nordeste
JUAZEIRO DO NORTE - CE
GUIAJUANORTE
Estátua
Capa   26/07/2015   Edição 341

 
Monumento ao Padre Cícero é maior
símbolo do Ceará aos olhos do mundo
 
  Como as estátuas da Liberdade, em Nova Iorque, e do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, as duas maiores do mundo, marcas representativas de suas respectivas cidades e países, a do Padre Cícero é o maior símbolo de Juazeiro do Norte, metrópole do Vale do Cariri, e do próprio Ceará. Um símbolo que tem superado, em publicidade e alcance, o velho e tradicional jangadeiro enfrentando os verdes mares bravios da costa alencarina. Festivamente inaugurada em 1º de novembro de 1969, é a imagem do Ceará que corre o mundo, sendo conhecida e reconhecida em mais de 150 países, graças ao alcance internacional da televisão brasileira e, hoje mais ainda, à difusão sem fronteiras pela Internet. Falou Juazeiro, falou Ceará, aparece a estátua do Padre Cícero. Considerada a terceira maior obra em concreto do planeta e a maior reproduzindo uma figura humana, com 25 metros de altura, foi construída por iniciativa do então prefeito Mauro Sampaio. Projeto é do escultor e artista plástico pernambucano Armando Lacerda. Cálculos e fundações de responsabilidade do engenheiro Rômulo Montenegro. Erguida na Colina do Horto, 500 metros de altitude, de onde se tem uma completa vista panorâmica do Juazeiro e parcial do Vale do Cariri, ela está ao lado de centenário casarão onde o carismático sacerdote, santo para os nordestinos, fazia seus retiros espirituais e que hoje, além de antiga e Estátua do Padre Cícero
conservada capela,
abriga o Museu Vivo Padre Cícero, o mais visitado do Nordeste. Desde que foi inaugurada, a estátua do Padre Cícero é ponto obrigatório de afluência dos 2,5 milhões de romeiros e turistas que Juazeiro do Norte recebe todos os anos. Visitar Juazeiro e não ir até o monumento dedicado ao Patriarca do Nordeste, apenas cinco quilômetros do centro da cidade, é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa. São números da gigantesca imagem pintada de branco: cabeça, 2,70 m; olhos, 56cm; nariz, 70cm; boca, 70cm, orelhas, 80cm; ombro, 5,40m;bastão, 10m; diâmetro, 7m; área do pedestal, 100m2; e peso, 357 toneladas. Diante dela se aglomeram ao longo de todos os anos, com fé, devoção, reverência e admiração, milhões de brasileiros, principalmente do Norte e Nordeste.
Por sua forte simbologia, representando o mais perseguido e mais reverenciado sacerdote da Igreja Católica no Brasil, festejado santo pelo povo nordestino, e por sua grandiosidade escultural dominando a paisagem de uma colina que é verdadeiro mirante para todo o verdejante Vale do Cariri, a estátua do Padre Cícero, semelhantemente às da Liberdade e do Cristo Redentor, tem sido cenário escolhido para animar produções televisivas e cinematográficas. É a principal atração turística de Juazeiro do Norte, transformado de pequeno e pobre arraial em 1872 na segunda maior cidade do Ceará, hoje com cerca de 300 mil habitantes, principal centro comercial, industrial e cultural do Nordeste central brasileiro e no maior centro do catolicismo popular na América Latina. Um verdadeiro milagre.
 

COLUNÁRIO Menezes Barbosa Jota Alcides Fábio Tavares Luiz Carlos Renato Casimiro Abraão Batista
Willkier Barros Geová Sobreira CineJuanorte Cariricatura MusaJuanorte Editorial
ColunadaHora TribunaJuanorte QuemSomos Leitores Expediente Links

 
GuiaJUANORTE